Escola de Coaching ECIT - Curso de Coaching com Certificacao Internacional

Coaching

Abraçar o Coaching

Imagine…
Pensar com maior congruência, usando mais inteligência e alinhamento interior.
Ter uma visão aberta e ousada
Fazer escolhas com maior sabedoria e consciência do propósito que se tem em mente
Desenvolver a Inteligência Emocional
Reconquistar o Poder Pessoal, a assertividade e a segurança natural
Criar uma relação com a Vida de equilíbrio e fluxo contínuo
Saber lidar com os desafios e ultrapassá-los sem ficar enfraquecido
Desenvolver uma nova atitude

Novos pontos de vista…
Quando olhamos para algo estamos a vivenciar uma perceção que reflete um ponto de vista que a nossa mente nos oferece. Existem milhões de pontos de vista disponíveis para serem percebidos e vividos sobre a mesma coisa.

Abrir perspetivas, ampliar a visão, desenvolver aptidões,
expandir recursos, recriar contextos pessoais,
alterando rotinas de pensamento e atitude, reorganizando informação, alinhando ideias e valores.

Obter os resultados que desejamos na vida pessoal e/ou na sua vida profissional, descobrindo que somos capazes, simplesmente mudando de ponto de vista!

Como começou o Coaching?

Uma novidade? Porquê?
Como todas as novidades, o Coaching aparece estruturado para ser usado na vida das pessoas, como resposta a necessidades premente dos tempos em que estamos a viver.

Tendo tido tanto sucesso na descoberta do mundo exterior, o ser humano foi-se esquecendo de si, como ser imensamente rico com uma potencialidade infinita de realização e transformação.

Vivemos hoje momentos difíceis mas altamente promissores, pois jamais a humanidade teve uma oportunidade tão grande de dar um salto de consciência que a transportará para um mundo muito mais evoluído e consciente.

A decadência a que assistimos das várias estruturas a que nos habituámos vem permitir que as bases que construíram o mundo, tal como o conhecemos, possam dar lugar a novos paradigmas, princípios e valores que se tornem o suporte para uma nova Terra.

Mudar paradigmas quando eles estão no seu fulgor de aceitação e evidência é quase impossível. Todos precisamos de uma renovação drástica, mudando mentalidades, crenças e pressupostos que não mais nos servem.

O Coaching tornou-se uma metodologia organizada e estruturada que se baseia em princípios muito definidos que nos permitem focar o melhor de cada ser humano e torná-lo útil, aplicável e eficaz.

Porque estamos a fazer esta passagem crucial para um outro modo de viver e pensar, o Coaching aparece como uma ferramenta de trabalho que ajuda o ser humano a tirar mais partido dos seus recursos, capacidades e talentos, consciencializando o próprio da riqueza que vive em si e que pode estar ao seu serviço a cada momento, se assim o desejar.

Olhar para dentro para descobrir o tesouro interior não tem sido a prioridade da cultura humana. Muito virada para o exterior e para a acumulação de conhecimentos vindos de fora, a nossa cultura deixou-se enfraquecer quando adormeceu nos braços da tecnologia e do consumismo. Condicionados a responder às estimulações maciças dos media e dos produtos e tecnologia que proliferam no mercado, os seres humanos passaram a viver na total dependência dessas comodidades, ficando literalmente “drogados” com os seus encantos e deixando-se empobrecer interiormente.

Dizemos que nos enriquecemos como seres quando respeitamos o valor intrínseco que temos e o exploramos ao serviço de um propósito que nos realize e que seja uma dádiva para o coletivo. Quanto mais deixamos de usar a inteligência, a criatividade, a descoberta de novas possibilidades pessoais para nos colarmos a estímulos que nos hipnotizam e sem os quais não conseguimos passar, mais afundamos no submundo da dependência e o poder e atenção que lhes damos é retirado de nós, a favor de algo que se torna o nosso “ídolo”. Todos os “idolos” se tornam nossos “donos”.

Quando o equilíbrio se perde entre o que nos oferecido de fora e o que expressamos do nosso potencial, começamos em derrocada, no respeita à qualidade de vida, e a nossa verdadeira função de criadores perde-se no emaranhado de solicitações e dependências que asfixiam a nossa verdadeira realização pessoal.

O Coaching aparece, assim, como uma chamada de atenção, uma sirene inteligente que chama a atenção para este “perder de chão” oferecendo-nos um meio muito simples e inteligente de reflexão interior, convidando-nos a reconquistar a consciência de quem somos e dos potenciais que estão em espera.

Porquê o Coaching?

O que nos leva a precisar de um Coach?
Na maior parte das vezes o discurso mental e verbal não é coerente. As perspetivas de cada pessoa resultam da forma como as rotinas de pensamento se instalam ao longo do tempo.

No correr dos dias agimos, muitas vezes, de forma desconcertada em relação às perspetivas interiorizadas por necessidade de ajuste às exigências exteriores. Com o tempo perdemos a noção de quanto o comportamento está desfasado do que pensamos e julgamos valioso. Através do coaching são-nos feitas perguntas que nos trazem à consciência aspetos pessoais, tanto ao nível do pensamento, quanto ao nível comportamental, que pareciam ocultos ou inexistentes.

Na verdade, o encontro de respostas acontece quando associamos dados de forma diferente, por necessidade de responder à pergunta que nos foi feita. É nesse instante que uma nova perspetiva surge em nós e nos damos conta do “AH! Não tinha pensado nisso desta forma…”

O coaching permite-nos criar novas perspetivas, utilizando novos dados, novos recursos, novas associações entre informação já disponível em cada um de nós e que nos abre um mundo de possibilidades pessoais infindável.

Cada ser humano tem um potencial enorme que, habitualmente, não é utilizado, simplesmente por falta de abertura de consciência.
A perspetiva representa a forma como olhamos para as coisas e para nós, de acordo com um nicho de informação que usamos nesse momento. À medida que alargamos o horizonte de perspetiva, avaliamos o que vemos de forma mais completa e interessante.

O coaching é um auxiliar fantástico porque ajuda a desbloquear pontos de vista e abre as fronteiras estabelecidas entre os hábitos mentais e os novos recursos disponíveis e não utilizados até à data.

Uma competência natural para todos

O Coaching é só para alguns?

LifeCoaching ECIT – um coaching para todos
Embora este movimento tenha sido iniciado no desporto, ao ser transposto para a vida das pessoas, ele mergulhou, em primeira mão, no mundo das empresas. Tendo como intenção ajudar os seres humanos a descobrir as suas potencialidades e a pô-las em prática, as organizações começaram a recorrer ao Coaching no sentido de melhorar a sua eficácia, criando oportunidades para os colaboradores de darem mais de si e o melhor de si. Os resultados começaram a ser entusiasmantes e o mundo empresarial tornou-se fâ desta metodologia.

Porém, à medida que o tempo foi passando o Coaching passou a ser usado em todos os contextos onde o ser humano quer explorar o seu potencial e concretizar os seus objetivos. E assim se vem desenvolvendo o “Life Coaching”, também chamado o “Coaching de Vida”.

Dado o imenso valor que o Coaching acrescenta à vida das pessoas, todas as áreas da vida humana começam, hoje, a acolher o seu método e os seus princípios.

Uma nova mentalidade que desponta no horizonte da consciência humana

A ideia de resgatar o ser humano às crenças tradicionais na sua pequenez, limitação e impotência fez com que o Coaching se tornasse um dos produtos mais procurados em muitos e muitos países no mundo inteiro. Pela primeira vez populariza-se a ideia e a prática de fazer ressuscitar o potencial humano e de o fazer brilhar na tela da criatividade, da inteligência, do bem-estar e do equilíbrio na humanidade.

Transformar cada ser humano no génio potencial que vive nele é um propósito sublime, arrojado e possível! Cada pessoa que descobre algo em si que é desenterrado do seu tesouro interior, desconhecido, até então, contribui para que mais luz ilumine o coletivo e o inspire a dar um salto gigantesco nos paradigmas de vida da humanidade atual.

Outrora a capacidade de facilitar a autodescoberta de alguém estava nas mãos de especialistas que detinham a “chave” para ajudar alguém a sentir-se melhor, a pensar com mais inteligência ou a tomar decisões com maior segurança. Hoje, graças a uma nova vaga de pensamento e atitude podemos ser coaches uns dos outros e de nós mesmos desde que saibamos como o fazer e levemos essa tarefa tão a sério quando exercemos uma profissão de médico, engenheiro, professor ou enfermeiro.

O Coaching Funciona?

Porque é que o Coaching é tão poderoso? Qual o segredo?
Tudo o que é verdadeiramente sábio é simples e eficaz. Se tudo o que vemos é um simples ponto de vista, podemos mudar a perceção que temos seja do que for. O ponto de vista determina a nossa reação e a reação conduz-nos a um comportamento.

Podemos, então, dizer que a nossa qualidade de vida depende da qualidade dos nossos pontos de vista e quando mudamos o ponto de vista, a reação altera-se e o comportamento ajusta-se à nova perceção.

Ao longo da história muitos pontos de vista foram mantidos por muitos milhares de pessoas que criaram efeitos mais ou menos desejáveis nas suas vidas. Ainda hoje o fazemos, Porém, graças à capacidade que temos de usar novos critérios para formar pontos de vista, podemos alterar as nossas perceções e melhorar as experiências que daí resultam.

Um Coach competente pode ajudar-nos a ver novos pontos de vista, trabalhando connosco os processos mentais que estão envolvidos. Quando alteramos as associações que fazemos para criar pontos de vista novos, automaticamente colocamo-nos numa experiência totalmente diferente.

No Coaching partimos do princípio que a realidade pessoal é criada pelos nossos pontos de vista, pelo que temos a chave de ouro para alterar tudo o que desejarmos.

Poderá haver maior liberdade e magia do que essa?

Benefícios do Coaching

Com a ajuda de um coach quem podemos ser… ? Quem desejamos ser?

Perguntas que pode fazer a si mesmo…

É importante para si:

  • Ter clareza de intenções e propósitos?
  • Tornar-se mais eficiente e seguro para enfrentar desafios relativamente às suas próprias capacidades, ao mercado de trabalho, aos relacionamentos pessoais e familiares?
  • Desenvolver novos hábitos e novas competências mentais e emocionais para conquistar metas?
  • Melhorar capacidades como seja a tomada de decisões, planear ações e projetos, definir tarefas e estratégias de remoção de obstáculos?
  • Transformar intenções em resultados?
  • Concretizar sonhos e possibilidades em realidades tangíveis?
  • Atingir níveis de Excelência pessoal e profissional ?

Com um coach criamos novos modelos de comportamento mais ajustados e equilibrados, alinhando as ideias e os valores, redescobrindo possibilidades desconhecidas ou inibidas por falta de confiança ou perspetiva

Uma maior utilização do seu potencial, pode oferecer-lhe uma maior autoconfiança e determinação, que por si só agirá como alavanca de mobilização natural e satisfação pessoal.

O esforço é consequência de uma atitude baseada na resistência e no medo. A mudança de perspetiva substitui o esforço por satisfação, inspiração e criatividade, alinhando recursos e competências pessoais.

Se ousar dar uma espreitadela e arriscar vivenciar uma experiência de coaching pode surpreender-se e dar-se conta que pode facilmente adquirir:

  • Consciência das suas capacidades reais e acreditar nelas.
  • Capacidade para se aceitar e apreciar
  • Capacidade para remodelar crenças e atitudes indesejáveis
  • Maior autoconfiança e segurança
  • Sentir entusiasmo e determinação nos seus propósitos e projectos
  • Desenhar metas claras em todos os sectores da sua vida
  • Capacidade de fazer escolhas adequadas fruto de um maior equilíbrio e amadurecimento emocional.
  • Manter a alegria, foco e motivação de forma continuada e dirigida.

Com o Coaching podemos perceber que o cérebro precisa de ser ensinado a pensar melhor para criar realidades mais positivas e construtivas. Os hábitos mentais mantêm as rotinas da limitação e da incapacidade se não forem mudados. Crie novas rotinas de associação no seu cérebro e reforce a memória das experiências que o fizerem sentir no seu melhor. É como se fosse ao Ginásio da Mente e trabalhe o músculo do bem-estar e do sucesso. É preciso treinar!

Pergunte-se a si mesmo: Quem seria eu sem os pensamentos que me lembram constantemente do que ainda falta fazer ou ser?

E quem seria eu se só pudesse pensar nas coisas que correram a meu favor, nos momentos em que me senti muito bem e nos progressos que já consegui?

A sensação de realização pessoal, de auto valor e aceitação desenvolve-se na medida da sua disponibilidade para reconhecer os meus melhores momentos e de os recriar muitas vezes mais.

Momentos de Coaching

Dê os Primeiros Passos…

Aulas de Coaching para abrir o apetite

Curso de Iniciação ao Coaching
Gratuito!

Preencha este formulário e receba no seu e-mail o acesso a este Curso:

Artigos e Revistas

Cursos e Programas

Coaching na Educação

Coaching para Todos

Life-Coaching

Programas de Coaching

Certificações em Coaching

Coaching – Um Mundo de Possibilidades Infinitas

Coaching para Fitness
Coaching Infantil
Coaching para a Saúde
Coaching Pré-Parto
Coaching para Séniores
Coaching Pós-Parto

A Cereja em Cima do Bolo

Escola de Coaching ECIT | Life Coaching | Coaching Educacional | Desenvolvimento Pessoal | Inteligência Emocional - Newsletter

Para maior comodidade sua, subscreva a nossa Newsletter e receberá mensalmente a informação sobre todas as actividades a que terá acesso à distância de um simples clique

Newsletter

Formação em Coaching

  • Escola de Coaching ECIT - Curso de Life-Coaching Avançado
    Curso de Life-Coaching Avançado
  • Escola de Coaching ECIT - Curso de Coaching Educacional
    Curso Completo de Coaching para a Educação
  • Escola de Coaching ECIT - Curso de Coaching com Certificacao Internacional
    Certificação Internacional em Coaching
  • Escola de Coaching ECIT - Curso de Coaching para Todos
    Curso de Coaching para Todos
  • Escola de Coaching ECIT - Curso de Life-Coaching
    Curso de Life-Coaching
  • Escola de Coaching ECIT - Cursos Especializados de Coaching
    Cursos Especializados de Coaching